segundo tempo no planalto central

Vernisage: 26 de março 2020, 19h
Visitação: terça e sexta, 10h às 19h
sábados, domingos e feriados, 14h às 18h
Entrada franca

Local: SCS – Setor Comercial Sul, Qd.4 Bl.A, No.256, ed. Apolo, Asa Sul.

clara
    fernandes

Sou de São Paulo, e tenho sangue italiano por parte de mãe. A Itália sempre me encantou e foi em Florença que fui me especializar em Museologia e Teoria do Restauro depois que me formei em artes plásticas pela FAAP.

Foi na FAAP que tive minha introdução ao mundo das artes frequentando o ateliê multidisciplinar na pré-escola. Antes de me formar, fiz vários cursos paralelos, como aulas de pintura à óleo com Castelane; fotografia na Imagem Ação, na época onde tudo era manual; desenho com Fajardo; e aulas de escultura com Franco de Renzis, que tinha acabado de chegar ao Brasil e me incentivou a ir estudar na Itália.

Já fui para o curso de Museologia e Teoria do Restauro na Università Internazionale dell’Arte di Firenze muito apaixonada pela história da arte italiana e preocupada em conhecer as perfeições técnicas para poder assimilar as obras em sua totalidade.

Lá, conheci outros brasileiros, vindos da Bahia de Todos os Santos, e imediatamente nos tornamos amigos. Participamos juntos da exposição coletiva TEMPO
num espaço de tempo mágico em nossas vidas, criando um vínculo artístico e afetivo.

 

Voltando para São Paulo continuei minha busca, explorando materiais e técnicas diversas. Trabalhei muito executando esculturas em bronze e me interessei por diversos materiais e formatos, entre os quais joias e peças de grandes proporções. Fiz quatro exposições individuais em São Paulo e participei de diversas coletivas.

Também criei peças para jardins de escolas e prédios e executei vários troféus, como a medalha dos 25 anos de Fórmula 1 no Brasil; o do Prêmio Big Trip 2000; do prêmio A melhor pizza, num concurso na Pizzaria Cristal com júri vindo de Nápoles; do Prêmio O Câncer de Mama no Alvo da Moda; e a campanha contra a Aids, entre outros tantos.

Dei ainda aulas de escultura e me formei em Arte Terapia. Hoje faço parte de diversas coleções no Brasil e exterior e me dedico a fazer um acervo das minhas esculturas na minha chácara.

Na exposição SEGUNDO TEMPO, exponho minhas produções de várias épocas, dando uma mostra dos meus trabalhos atuais e também daqueles feitos há algum  tempo. Apresento alguns bronzes e quadros mais recentes, feitos com alfinetes, em tamanhos variados. O material escolhido tem a função de criar surpresa na leitura visual.